10 Dicas Para Fazer Pintura em Emborrachado

A pintura em emborrachado requer alguns cuidados que você deve tomar para que fique fácil de pintar, que não gaste muita tinta e seu trabalho se destaque de outras artesãos. Então neste artigo eu quero te dar 10 Dicas para Fazer Pintura em Emborrachado

O que é o tecido emborrachado

O tecido emborrachado é composto de tecido em cima e borracha por baixo, que o torna antiderrapante e por isto é ótimo para a confecção de tapetes , passadeiras, jogos de banheiro, e ainda podemos fazer caminhos de mesa, jogos americanos, forros de mesa, enfim uma infinidade de peças úteis e decorativas para casa toda. Ele também é maleável o que o torna bastante prático.

Se quiser ver o vídeo onde eu falo sobre o emborrachado >>CLIQUE AQUI<<

10 Dicas para Pintar em Emborrachado

 

Mas agora vamos falar das 10 Dicas para Fazer Pintura em Emborrachado

1 Dica : Saiba distinguir um bom emborrachado

O emborrachado é composto de tecido em cima e borracha em baixo, já vem de fábrica assim. Já a palmilha não possui o tecido é tudo borracha.  Veja também se o emborrachado é resistente, ele não pode rasgar com uma pressão, geralmente a palmilha rasga. A espessura do emborrachado também é importante, geralmente ele tem mais de 2 milímetros de espessura. O emborrachado você encontra em várias cores

Dica extra: você pode substituir o emborrachado pelo courvin para fazer peças como caminhos de mesa, jogos americanos, forros de mesa, imãs de geladeira, isto é, peças que não vão ao chão pois o curvin é leve e não adere bem ao chão, por isto não é indicado para fazer tapetes.

2 Dica : Onde comprar o Emborrachado para pintura

Na sua cidade você vai procurar em lojas que vendem material para reforma de estofados, ou domésticos ou automotivos, pois o tecido emborrachado é muito utilizado neste tipo de reforma.

3 Dica : O que produzir com o emborrachado

Esta dica é a mais legal de todas pois a pintura no emborrachado nos dá inúmeras possibilidades, podemos fazer tapetes, passadeiras, jogos americanos, caminhos de mesa, jogo de banheiro, capas de livros ,  é uma infinidade de produtos que podemos produzir com este material tão bacana.

Conheça o Curso de Peças Decorativas no Emborrachado, para você aprender do zero ou se aperfeiçoar na pintura >>CLIQUE AQUI<< para ver o conteúdo do curso.

4 Dica : Aproveitar a metragem

Para você aproveitar melhor a metragem do emborrachado, a cada metro você sempre vai dividir o tamanho das passadeiras e dos tapetes, sempre com 50 centímetros. Então, as passadeiras vão ficar sempre com 50 centímetros de largura por 140 centímetros de comprimento. Os tapetes serão a divisão das passadeiras e por isto ficarão com 50 centímetros de largura por 70 centímetros de comprimento. E os jogos americanos são a divisão da passadeira em 4 partes ficando assim com, 50 centímetros de largura por 35 centímetros de comprimento. Assim fica super fácil e você não perde nenhum pedacinho do seu tecido emborrachado.

5 Dica : Como cortar o seu emborrachado

Nós vamos usar para cortar, tapetes, passadeira e jogos americanos se forem retos; o estilete. Agora se forem cheios de curvas pode usar a tesoura.

Então vamos lá, você vai precisar primeiro  de um lápis e uma régua. Quando a gente compra o emborrachado ele não vem muito reto, então precisamos acertar este emborrachado para pintura. Vou usar uma folha de papel cartão que vai servir como esquadro.

Primeiro, posicione a folha bem rente na lateral do emborrachado e faça o traçado tentando perder o mínimo de material possível. Posicione a folha de papel cartão dos dois lados do material emborrachado traçando uma linha onde elas devem se encontrar. Agora para saber se este traçado está realmente reto, vamos usar a régua de pedreiro e verificar o traço, se estiver tudo certo, podemos cortar. Então, com a régua, vamos usar a parte mais larga, vamos coloca-la bem em cima do traço e com a ajuda do estilete, vamos fazer o corte bem preciso.

6 Dica : Como preparar o emborrachado

Vamos usar a tinta látex na cor branco, que é a tinta de parede mesmo, eu gosto da marca Lukscolor, mas você pode usar outra similar. Pegue um pote com boa vedação vazio, pode ser de maionese, de Nutella, com aproximadamente 350 ml de capacidade. Coloque uma colher bem cheia da tinta látex dentro do pote e complete com água, chacoalhe bem para misturar.

Depois de fazer a mistura da tinta com a água, pegue um prato fundo despeje um pouco desta mistura e com um rolinho de espuma espalhe por todo o tecido emborrachado. Não precisa e nem deve ficar muito branco, essa mistura é mais para impermeabilizar a trama do emborrachado e evitar dele sugar muita tinta, assim ele estará pronto para receber a pintura.

7 Dica : Use motivos modernos e atuais

Procure motivos modernos e atuais para você colocar nos seus tapetes, e lembre-se tapete tem que ter cara de tapete, não adianta fazer um motivo com muitas informações que as pessoas vão ficar com dó de pisar e não vão comprar o seu produto.

8 Dica : Como riscar no emborrachado

Você vai precisar de papel manteiga ou papel impermeável e carbono para tecido, que você encontra em lojas de armarinho, eu gosto muito do vermelho e do verde. Daí você vai transferir o risco para o emborrachado e se você tiver facilidade em riscar use o giz para quadro negro.

9 Dica : Use um verniz para impermeabilizar a pintura

Eu gosto muito do verniz da Coral, Brilho para tinta, passe com o auxilio de um rolinho. Ele dá brilho impermeabiliza e nossos trabalhos duram por muito mais tempo. Mas se você não encontrar procure um similar ele é a base de água.  E veja >>ESTE VÍDEO<< onde mostro outras opções de verniz para você usar.

10 Dica : Comece a trabalhar com o emborrachado

Realmente os trabalhos com o emborrachado encantam os olhos dos nossos clientes. Você pode fazer peças com vários motivos para casa toda. Comece oferecendo pelas redes sociais, e quando puder monte uma loja virtual. Mas se você não tem interesse de trabalhar com isto como negócio, faça como terapia, é uma delícia pintar no emborrachado, a superfície é lisa a tinta quase não tem cheiro, é muito gostoso criar peças para nossa casa decorar o ambiente em que a gente vive.

Tudo isto faz parte das 10 dicas para fazer pintura no emborrachado

Eu espero que você tenha gostado de todas as dicas, conheça o Curso de Peças Decorativas no Emborrachado onde eu te ensino a fazer vários projetos super diferenciados com o emborrachado.

 

Veja agora o vídeo onde eu te dou 10 Dicas Para fazer Pintura em Emborrachado

 

 

 

 

 

Copyright © Cláudia Cor. 

× Como posso te ajudar?